Empresa

A Fercanorte - Estruturas, Lajes e Cofragens, Lda. é uma empresa de engenharia que tem dedicado todos os seus esforços baseando-se em conceitos estruturais que permitem a realização de soluções de lajes, recorrendo a técnicas e produtos, de modo a satisfazer os pressupostos de qualidade e funcionalidades estruturais e arquitectónicas, com custos finais vantajosos e competitivos relativamente a outras soluções estruturais.
Nesse sentido, o início da sua actividade foi desde logo focado na introdução de soluções de lajes fungiformes, sem vigas, que permitiram a combinação dos factores essenciais e decisivos para a aceitação por parte de projectistas, arquitectos, empreiteiros e donos de obra das soluções preconizadas.
Essas soluções foram concretizadas inicialmente com recurso a blocos de aligeiramento leve, fungiblocos, passando de seguida para o aligeiramento com moldes plásticos recuperáveis, atingindo dessa forma os requisitos de simplicidade e rapidez de execução de cofragens e colocação de armaduras, em malhas estruturais que permitiram a utilização de espaços polivalentes para estacionamentos, zonas comerciais e habitacionais.
Complementarmente, a introdução e promoção do pré-esforço em edifícios, desde 1982, constituindo soluções em betão armado pré-esforçado, associado às mais diversas soluções estruturais de lajes, veio alargar o seu campo de actuação e intervenção, permitindo assim a satisfação de programas arquitectónicos com exigências estruturais ainda mais elevadas, e garantindo, paralelamente, a boa funcionalidade dessas estruturas de acordo com as exigências regulamentares.

A Fercanorte está também presente nos mercados de Angola e Moçambique.

Em Angola, e a curto prazo também em Moçambique, a Fercanorte alargou a sua área de actividades, em parceria com empresas especializadas, no sector da impermeabilização e protecção de estruturas enterradas em contacto com água, representando a CETCO com os produtos VOLTEX (geotêxtil bentonítico expansivo) e no sector das coberturas metalo-têxteis tensionadas.